Para o primeiro post do blog, nada mais propício que mostras as fotografias do lugar que mais me emocionou até hoje: as Islas Flotantes de los Uros. São ilhas flutuantes que ficam no Lago Titicaca, localizado entre a Bolívia e o Peru. A minha visita às ilhas foi feita pelo lado do Peru, por meio da cidade de Puno.
Basta um tempo dentro do barco e você vai sentindo uma mudança brusca de clima, sendo obrigado a tirar algumas das blusas que vestia. Durante o passeio de barco é possível enxergar a quantidade enorme de ilhas que existem ali.
Ao chegarmos, os índios que ali moram fazem uma recepção calorosa aos visitantes. Em seguida, sentamos em uma meia lua e recebemos uma explicação de como as ilhas foram criadas – sim, elas são artificiais –, como funciona a hierarquia, a alimentação e todo seu modo de vida. Depois, temos a oportunidade de conhecer suas casas, suas roupas e comprar algumas lembranças, que são os acessórios e souvenir que produzem.
Antes de irmos embora, ainda há o passeio no barquinho deles.
Na despedida, os indígenas cantam músicas na língua quéchua (idioma nativo da região dos Andes) – na minha opinião, a parte mais emocionante da visita. As vozes deles transmitem simplicidade e doçura e conseguem nos tirar algumas lágrimas facilmente.
É, sem dúvida, uma visita que vale a pena para quem pensa em conhecer o Peru. Conhecer essa cultura faz bem pra alma e esse país encantador tem muito mais que Machu Picchu – que também será mostrado aqui em breve 😉